Wanda Garcia de Souza
Nascimento 30.06.1936 – Rio de Janeiro, R.
J.
Como e onde iniciou os estudos do balé?
Na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Nesta época o Rio de Janeiro era Distrito Federal.
Na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Nesta época o Rio de Janeiro era Distrito Federal.
Com quem começou a estudar balé?
Diretora do grupo jovem
”Ballet Wanda Garcia” por 5 anosGraduada em Comunicação
Social em 1977 pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá. Habilitada para
Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.Menção Honrosa recebida da
Câmara de Vereadores em 11 de junho de 2014 por ter me destacado na profissão
de bailarina.Diretora do Sindicato dos
Profissionais da Dança por 2 gestões, A primeira desde a criação sob a direção
de Helba Nogueira e após a sua morte continuei na gestão de Lourdes Braga.Relações Públicas do
Conselho Brasileiro da Dança na gestão de Mariza Estrela
Quem foram seus mestres no Brasil?
Após 5 anos de estudos
entrei para o Corpo de Baile do Theatro Municipal. Junto com o trabalho de
estagiária de 1953 a 1958, fazia aulas com a professora Consuelo Rios na
Academia da professora Tatiana Leskova que nesta época dirigia o Corpo de
Baile. Depois fiz aulas de moderno com a professora Nina Verchinina que formou
um grupo onde dancei como solista por 6 meses, viajando pelo Brasil, com
licença não remunerada do Corpo de Baile. Enquanto trabalhava no Corpo de Baile
fazia aulas com Eugenia Fedorova quase diariamente.
E no exterior?
Nunca precisei ir para o exterior
para fazer aulas pois, a Diretora Tatiana Leskova trazia os professores e
coreógrafos do exterior.
Ano que entrou para o Corpo de Baile?
Em 17 de março de 1953
Por que quis entrar para o Corpo de Baile?
Desde que vi o ballet
“Jalouzzi” dançado pelos bailarinos do Theatro Municipal do R.J. Ezi Garro e
Manuel Monteiro num Parque de Diversões, na Praça do Russel, no Catete, R.J. me
encantei e nunca mais saí da ponta do sapato boneca que eu usava.
Como era a rotina diária no Corpo de Baile?
Os trabalhos iniciavam as
9:30 com 1 hora e meia de aula, geralmente com Tatiana Leskova ou algum
professor convidado. Emendávamos ensaios ou\e remontagens de ballets
tradicionais até às 12 horas, mais ou menos. Parada para almoço (que trazíamos
de casa) ou lanche e às 14 horas reiniciávamos os trabalhos até as 17:30h.
Quando havia espetáculo os trabalhos iniciavam2 horas antes com pequeno
aquecimento em aula, isso para dar tempo para o preparo de maquiagem e
vestimenta dos bailarinos. Este procedimento acontecia durante as temporadas de
Ballets Nacionais \, internacionais e Óperas Nacionais e Internacionais de
quinta feira a domingo (às vezes com espetáculos às 10 horas da manhã ou às 17
h. repetindo às 21 h.).
Horário de entrada e saída, aula, ensaio, em que local trabalhavam?
Entravamos uma hora antes
para a aula e saíamos às 17:30 diariamente inclusive sábado. Na sala do Corpo
de Baile no prédio do Theatro Municipal. Viajávamos muito pelo Brasil e pelo
exterior (Argentina, Uruguai, etc.).
Durante todo o tempo em que você participou ou participa do BTM que período você considera o melhor? E o pior? Por quê?
Todos os anos que trabalhei
lá foram gloriosos!!!! Lamento, porém, no período da gestão do
Geraldo Mateus Torloni, na direção do Theatro Municipal, para mim, foi o pior
período pois 38 bailarinos (eu inclusive) foram colocados à disposição do
Departamento de Cultura do Estado. Foi quando o Theatro Municipal que era
autarquia passou para a Fundação dos Teatros do Rio de Janeiro E o
período que posso destacar como melhor, foi o meu retorno a convite de
Dalal Ashcar para interpretar a Ama de Julieta no ballet “Romeu e Julieta”.
Pode contar curiosidades significativas da rotina diária de trabalho?
O que me lembro é que eu
passava o período todo de 8 horas com sapato de ponta no pé e ao tirá-lo, tinha
que separar cada artelho pois estavam grudados. No intervalo de 12h. às 14 h.
eu ia para a TV –Tupi, na Urca, para ensaiar e apresentar, ao vivo, a novela da
tarde daquela emissora de 1956 a 1959. Larguei a atuação na TV pois a diretora
do Corpo de Baile, Tatiana Leskova, me fez optar ou pelo Ballet ou pela Tv,
porque eu sempre chegava atrasada para o segundo período dos trabalhos. Lógico
que optei pelo Ballet.
Suas apresentações como bailarina:
Como eu dançava sempre como
Corpo de Baile e como solista em todas as temporadas é difícil citar cada uma delas,
mas a primeira apresentação no Theatro Municipal foi no ballet “Giselle”, ainda
no conjunto, e a última foi em Quebra Nozes, como a vovó do prólogo e a Madame Bombom.
Balés que dançou e data da apresentação.
Citarei apenas aqueles que
tenho comprovação:Em 1953 – GISELE, remontagem
de Tatiana Leskova – personagem: conjunto nos 2 atosDe 1954 a 1955 – GISELE,
com as estrelas internacionais Margot Fonteyn e Michael Somes, Violeta Elvin e
John Field (em 21 \5 \ 55), Alicia Markova e Oleg Briansky e o Corpo de Baile
do Theatro Municipal e os coreógrafos e remontadores foram Tatiana Leskova e
Nina Verchinina para os ballets de repertório GISELE e O LAGO DOS CISNES. Nesta
época, passei a dançar amigas no primeiro ato e uma das 2 willys no
segundo ato de Gisele; as noivas do primeiro ato e os pequenos cisnes do segundo
ato de O Lago dos Cisnes. Além dos ballets FOYER DE LA DANSE, LES SYLFIDES, (Tatiana
Leskova) MATIZES (17 \7), NARCISO (Nina Verchinina), GALOPE MODERNO (Denis
Gray). Com esses ballets o Corpo de Baile excursionou para alguns Estados do Nordeste.Em 17 de outubro de 1956 –O
LAGO DOS CISNES com as estrelas Ivette Chauviré e Milorad Miskovitch e o Corpo
de Baile do Theatro Municipal e DANÇAS POLOVTSIANAS DO PRÍNCIPE IGOR, COPÉLIA,
A MORTE DO CISNE, todos com remontagem de Tatiana Leskova. LA BOUTIQUE
FANTASQUE de Leonide Massine que também remontou QUINTA SINFONIA, LE BEAU
DANUBE, CAPRICHO ESPANHOL.Em 30 de outubro e 1º de
novembro de 1959 – Estreia do LAGO DOS CISNES em 4 atos com remontagem de
Eugenia Fedorova. Nesta altura, eu já com o título de solista conquistado
através de concurso interno.Em 11 e 12 de junho de 1960
o Corpo de Baile do R.J. foi com a coreógrafa Eugenia Fedorova para o Paraná
apresentando o 2º ato de LAGO DOS CISNES onde dancei os pequenos cisnes; GOPAK
(conjunto), ENTRE DEUX RONDES (como a bailarina principal); as amigas de
COPÉLIA E ÁGUAS PRIMEVERIS com o partner Armando Nesi.Em 5 de agosto de 1961 –Fui
a personagem Midinette do Ballet BEAU DANUBE de Leonide Massine. Em 10 e
13 de agosto de 1961 as 2 últimas récitas do LAGO DOS CISNES.Em 11 de outubro de 1964 -
SCENAS DE BALLET, no Teatro da Paz em Belém do ParáEm 2 de abril de 1965 –
SCENAS DE BALLET, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.Nos dias 2 e 9 de julho de 1965,
o Corpo de Baile foi ao Estado do Pará com as estrelas internacionais Beatriz
Consuelo (brasileira) e Claude Darnet e eu dancei SCENAS DE BALLE de David
Dupré e 5ª SINFONIA de Leonide Massine, LES SYLPHIDES de Petipas e PRAIANA
de Helba Nogueira.Em 25 e 28 de janeiro de
1966 – BODAS DE AURORA, com o Corpo de Baile do Theatro Municipal fazendo uma
das princesas. SINFONIA AMAZONICA fazendo as personagens cunhatãs e águas, no
Pará.Em 30 de outubro de
1966 – com coreografia de Marila Gremo os ballets CONCERTO e BATUQUE.
no Theatro Municipal.Em 21 de abril de 1967 – Em
Brasília, pelo 7º aniversário da cidade dançando ÁGUAS PRIMAVERIS e BAYADERE.Em 23 de outubro de 1967
dancei O LAGO DOS CISNES e NOITE DE VALPURGIS de Eugênia Fedorova.Em 25 de novembro de 1967 -A
ópera LA TRAVIATA dançada pelo Corpo de Baile do Theatro Municipal do RJ no
Teatro Municipal João Caetano, em Niterói.Em 17 de outubro de 1968 –
A ópera RIGOLETTO, NO Theatro Municipal do R.J.Em 1968, com a direção do
Corpo de Baile do Theatro Municipal do R.J. entregue à Helba Nogueira, o
nosso ballet nacional viajou para o nordeste.Em 20 de junho de 1970 no
Theatro Municipal do R.J.com as estrelas internacionais Yvonne Meyer (brasileira)
e Ivan Dragadze eu dancei LES SYLPHIDES de Fokine e remontagem de Jurek
Shabelewski.Dia 30 de outubro de 1970
dancei AS CRIATURAS DE PROMETEU DE Dennis Grey.Em 22 de outubro de 1970 –
DANÇAS POLOVTSIANAS DO PRÍNCIE IGOR, COM O Corpo de Baile sob a direção
artística de Hector ZaraspeEm 19 de junho de 1971 –
conjunto de LES SYLPHIDES, remontagem de Jurek Shabelewski.Em 22 de abril de 1972 –
DESCOBRIMENTO DO BRASIL, coreografia de Tatiana Leskova, no conjunto.Em 1973 – A ópera
bailada LE COQ D’OR, com a personagem Amelfa, sob a direção coreográfica
de Eugênia Fedorova. No ano anterior Tatiana havia montado esta obra e eu, Renato
Magalhães e Alberto Ribeiro fizemos o trio de bobos da Côrte.Nos dias 5,6,7,8, 9 e 15 de
setembro de 1974 – DESCOBRIMENTO DO BRASIL de Tatiana Leskova.De 9 de setembro a 4 de
outubro de 1981 – ROMEU E JULIETA, com o Corpo de Baile do Theatro Municipal
sob a direção de Dalal Achcar na Funarj com as estrelas internacionais Natalia Markova,
Márcia Haydee, Fernando Bujonnes (falecido), Richard Cragun (falecido),
Stephen Jefferies, Thomas Nicholson e Desmond Doyle (falecido) e as estrelas
nacionais Ana Botafogo, Áurea Hammerli. Após esta temporada fui convidada para
continuar me apresentando no Quebra Nozes com os personagens Vovó do Prólogo e
a Madame Bombom.NOTA: DE 1978 A 1984,
quando me aposentei, ESTIVE REQUISITADA PELA ESCOLA ESTADUAL DE DANÇAS MARIA
OLENEWA, QUE NA ÉPOCA ERA DA INEARTE interrompendo somente para apresentação de
Romeu e Julieta no Theatro Municipal do RJ. Na gestão de Tania Granado fui
ensaiadora e coreógrafa desta Escola e fomos para Buenos Aires, Argentina e
Trujillo, Peru concorrer em concursos internacionais conseguindo as primeiras
colocações nesses países.
Quem eram os bailarinos da sua época? Quem eram os solistas e os primeiros bailarinos?
Da turma que passou comigo
no concurso para ingresso no Corpo de Baile era composto de Ruth Lima, Alice
Colino, Renato Magalhães, Teresa D`Aquino, Magali Osório, Armando Nesi, Isa Amorim, e
outros que não tive mais contato. Até hoje eu tenho contato com bailarinos
que foram colegas antes do meu ingresso e outros após, como: Irene
Orazem, Wilma Rocha Lima, Helga Loreida , Ezi Garro, Tais Bellini,
Zeni Lacerda, Oneide Ribas, Arlete Saraiva, Alda Marques, Cecília
Wainstok, Eleonora Oliosi , Bete Oliosi , Geraldo Cavalcante(falecido),
Joãozinho Trinta(falecido),Alberto Ribeiro (falecido),Eudes Cipriano, Lauro
Silva (falecido), Raul Soares (falecido), Mercedes Batista (falecida), Marli
Leal, Regina Ferraz, Márcia Haydée, Décio Otero, Helba Nogueira(falecida),Regina
Ferraz, Marcia Haydee , Rojan Cavina, Helena Lobato, Heloisa
Pantoja, Eliana Caminada, Eric Valdo, Carlos Moraes (falecido), José
Rezende(falecido), Marli Rio Doce(falecida), Yara Lindenau e outros. Quando
eu entrei dançavam a Primeira Bailarina Assoluta Bertha Rosanova
(falecida), e os primeiros bailarinos Maria Angélica (falecida), Beatriz
Consuelo (falecida) e Tatiana Leskova, Tamara Cappeler ,Sandra Dicken,
Josemary Brantes ,Cristina Martinelli, Eleonora Oliosi ,Nora Esteves, Alice
Colino ,Aldo Lotufo (falecido), David Dupré (falecido), Johnny
Franklin(falecido) ,Artur Ferreira (falecido), assim como , os solistas Denis
Grey (falecido),Edmundo Carijó (falecido) Antonio Barros(falecido), Ezi
Garro (falecida), Helga Loreida, Zeni Lacerda , Oneide Ribas, Arlete Saraiva.
Mais tarde, chegaram à primeiras bailarinas a Ruth Lima, Alice Colino, Cecília
Wainstok, Eleonora Oliosi, Nora Esteves e à solistas concursados, eu, Wanda
Garcia, Armando Nesi (falecido) e Renato Magalhães (falecido)
No período em que participou no Corpo de Baile, quem foram os Diretores do Corpo de Baile?
Tatiana Leskova, Helba
Nogueira, Dalal Achcar
Maitres de balé
Tatiana Leskova, Eric
Valdo, Johnny Franklin (falecido), Consuelo Rios (falecida) Nina Verchinina
(falecida) e Eugênia Fedorova (falecida)
Pianistas
Maestro Geraldo Rocha
Barbosa (falecido), Marli Rio Doce (falecida), Antonieta Monteiro
Coreógrafos (nacionais e internacionais
Coreógrafos (nacionais e internacionais
Nacionais: Maryla Gremo (falecida),
Denis Grey (falecido), Madeleine Rosay (falecida), Eugênia Fedorova (falecida),
Dalal Achcar, Márcia Haydée. Johnny Franklin (falecido), David Dupré
(falecido).Internacionais: Nina Verchinina
(falecida), Leonide Massine (falecido), Harold Lander, Norman Tompson
(falecido), Maria Olenewa (falecida), Margot Fontein (falecida), Tamara
Toumanova (falecida) Alicia Markova, Ivete Chauviré, George Skibine, Istvan
Rabowski, Nora Kovak, Serge Lifar, Nureyev
Balés que foram montados, mesmo que não tenha dançado.
Como não possuo comprovação
de todos os ballets que dancei deixo de citar algunsGisele – remontagem de
Tatiana LeskovaMasquerade – de Tatiana
LeskovaA Bela Adormecida- 1º se
dançava As Bodas de Aurora e bem mais tarde foi montado integralmente por
Tatiana LeskovaCoppelia – remontagem de
Tatiana LeskovaO Lago dos Cisnes -1º se
dançava somente o 2º ato com remontagem de Tatiana Leskova e em 1959 Eugênia
Fedorova remontou esta obra em 4 atosScenes de Ballet de David
Dupré.Tragédia Dançante de Dennis
Grey.Constância de William
Dollar.A Morte do Cisne – somente
estrelas internacionais e 1ªs bailarinas executavam essa coreografia
La Bayadere – remontagem de
Natália MakarovaD. Quixote-remontagem, de
Dalal AchcarEsmeralda- remontagem de
Dalal Achcar, somente o pas de deuxLes Sylphides- remontagem
de Tatiana Leskova e Jurek ShabelevskiLa Sylphide – remontagem de
Dalal AchcarRomeu e Julieta- Remontagem
Márcia HaydéeQuebra nozes – remontagem
Dalal AchcarLa Fille Mal Gardé
remontagem Emílio MartinsLe Corsaire remontagem de
Dalal AchcarA Fonte de Bakhchisaray-
remontagem de Eugênia FedorovaLe Coq D´Or- remontagem de
Tatiana Leskova e Eugênia FedorovaOs Patinadores= remontagem
de Maria lenewaMansenilha – de Madeleine
RosayGalope Moderno- de Denis
GrayO Cisne de Tounella - de
Denis GrayLe Sacre de Printemps-
remontagem Serge LifarL´Aprés Midi D´Un Faune –
remontagem de Serge LifarDaphinis et Chloé
–remontagem Tatiana LeskovaPetrouchka –remontagem
Serge LifarLe Spectre de la Rose
–remontagem Serge LifarSheherazade –de Tatiana
LeskovaPássaro de Fogo - George
SkibineRaymonda´- Natália MakarovaPaquita - Natália
MakarovaCinderela- Norman TompsonSalomé- Nina VerchininaNarciso – Nina VerchininaMatizes – Nina VerchininaRapsódia in Blue – Nina
VerchininaConcerto para Cordas- de
Helba NogueiraBatuque – Tatiana LeskovaCapricho Espanhol- Leonide
MassineLes Noces- Leonide Massi nePresságios- Leonide MassineFoyer de la Danse _ Tatiana
LeskovaEntre Deux Rondes- Eugênia
FedorovaO Espantalho de Tatiana
LeskovaO Uirapuru – Vaclav
Veltchek
Leciona ou lecionou balé?
Sim, hoje somente dou um
Curso de Reciclagem para bailarinos e professores.
Quando e onde?
Na Escola Estadual de Dança
Maria Olenewa e em academias do Rio de Janeiro em outros Estados do Brasil e
até em Salta, na Argentina.
Porque começou a lesionar?
Em 1976, quando fui para a
Secretaria de Cultura do RJ como redatora, e numa das reuniões com os diretores
das Escolas a Diretora Lydia Costallat me convidou para lecionar na Escola do
INEARTE (hoje, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa).
Já coreografou?
Sim, pois de 1990 a
1994 tive um grupo ”Ballet Wanda Garcia” e nas escolas de dança que eu
lecionava eu fazia as coreografias e as remontagens para o espetáculo do final
de ano.
Que balés, quando e onde ocorreu?
Em 17 de dezembro de 1960, coreografei
a minha 1ª coreografia que foi apresentada no auditório do Colégio Sacre Couer de
Marie, onde dei aulas por indicação de Maria Luisa Noronha (atual diretora de
Escola Estadual de Dança Maria Olenewa). Foi com a música de Valsa das Flores
do Ballet Quebra Nozes, no final do ano letivo.Em dezembro de 1978,
estando lotada como professora na Escola de Danças do INEARTE, hoje Escola
Estadual de Dança Maria Olenewa, fiz a coreografia da Valsa de Esquina de
Francisco Mignone.Em 1981 fui requisitada
pelo Theatro Municipal para participar do Ballet Romeu e Julieta como a Ama de
Julieta e em 1982 continuei no Corpo de Baile para participar do Quebra Nozes
como a Vovó e como Madame Bombom. Por isso não coreografei.Em 10 de dezembro 1983
coreografei um pas de deux neoclássico Apenas um Coração Solitário com música
de Tchaikovski apresentado na INTERARTES, em Araruama, RJ.Em 9 de junho de 1984, coreografei um
pas de deux com música da ópera Sansão e Dalila de Camille Saint Saens no
I Festival de Dança Clássica comemorativo da Semana de Portugal e repeti o
ballet neoclássico Apenas um Coração Solitário de Tchaiskovski.Nos dias 17,18,19 e 20 de
dezembro de 1985, no ballet Ana-Maria Olive em Icaraí, Niterói eu coreografei A
Grande Valsa com música de Strauss.Em 1986 apliquei uma semana
de um curso sobre o método de Vaganova no Studio Corpo Livre, em Juiz de Fora,
MG. Nos dias 21,22 e 23
de agosto de 1986 dei cursos intensivos de ballet clássico e de baby-class e
participei do espetáculo Sinfonia Amazônica do Professor José Rezende, no
Teatro Amazonas, em Manaus, Amazonas.Em 1987 foi lançado o meu
livro didático Técnica de Ballet na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio
de Janeiro.Nos dias 21,22 E 23 de
agosto de 1987 voltamos à Manaus para repetir o espetáculo no Teatro CECOMTZ.Nos dias 15,16,17 de
dezembro de 1987, no Teatro Abel, em Icaraí, Niterói, apresentei o ballet Tema
Antigo pela academia Ballet Ana Maria Olive e Amaro Fabiano.Nos dias 28 e 29 de
novembro de 1987 no Teatro Abel apresentei o ballet contemporâneo.
Reticencias...no espetáculo Mundo de Walt Disney da Academia de Ballet
Rose Mansur.Do dia 27 de junho ao dia 8
de julho de 1988 dei um curso sobre o método de Vaganova e no encerramento
deste curso o meu livro Técnica de Ballet foi relançado. Este evento foi
realizado no Ballet Rosana Abubakir , Salvador, BA.Em dezembro de 1988, no
Teatro Abel, Niterói, fiz a coreografia dos Velhos Carnavais para o
Studio Márcia Couto no 4º Festival de Dança.Em 13 de agosto de1989 fui
maitre de ballet do grupo Atores Bailarinos, no espetáculo Perigo de Vida sob a
direção geral de Regina Miranda, no Teatro Villa Lobos, RJ e no ano seguinte no
espetáculo A Divina Comédia no espaço do Museu de Arte Moderna, RJ.De 12 a 16 de março de 1990
dei o meu Curso de Reciclagem para bailarinos e professores e, no final do
curso, foi relançado o meu livro Técnica de Ballet em Fortaleza, Ceará, na Academia de
Ballet Goretti Quintela.Dia 5 de maio de 1990
apresentei um solo “Brasil”, de Cazuza com a aluna Cláudia Mota, hoje 1ª
bailarina do Theatro Municipal do RJ.Em outubro de 1990
participei com as alunas da Escola de Danças do Teatro Municipal apresentando o
ballet Tema Antigo, de Strauss, no espetáculo Clássicos do Brasil. No ano
seguinte este ballet ganhou o 1º lugar no Festival de Joinville, pela Escola de
Danças, sob a direção de Tania Granado.De 15 a 17 de outubro de
1990 dei um curso intensivo no 6º Encontro Nacional Pequenos e Grandes Artistas
promovido pelo Mvsika – Centro de Estudos e pela Sociedade Pró-Mvsika e Dança
em Goiânia, Goiás.Em 15 de junho de 1991 dei
um curso intensivo na Academia Dóris Cunha em Campos dos Goitacases, RJ.Em 18 de julho de 1991
participei do IX Festival de Dança de Joinville e fui homenageada como
professora recebendo o troféu Bailarina Flor.Em dia 14 de setembro de
1991 dei um curso intensivo na Escola de Dança Madeleine Rosay, em Campos dos
Goicatases, a convite de sua diretora Clélia Serrano e voltei para aplicar um
curso de 10 aulas de Reciclagem para bailarinos e professores almejando o registro
profissional para maitre de ballet oferecido pelo Sindicato dos Profissionais
da Dança do RJ.Em 8 de janeiro de 1992 dei
um curso intensivo de férias na Academia Magart´s Studio com a duração de 5
semanasNos dias 5 e 13 de dezembro
de 1992, no Teatro João Caetano, RJ coreografei junto com Armando Nesi o
espetáculo de final de ano do Clube do Movimento o ballet clássico do
Aniversário da PrincesaEm janeiro de 1994
ministrou cursos intensivos no grupo Thalhe do professor Jorge Texeira e no
Studio Carlota Vieira Souto.Em fevereiro de 1994
ministrei um curso de férias no Studio 88 do Emílio MartinsEm 9 de dezembro de 1995
participei do I Prêmio da Escola de Dança moderna do RJ conquistando o titulo
de MELHOR TRABALHO COREOGRÁFICO com a coreografia Clair de Lune com música de
Deboussy.De 1991 a 1996 tive um
grupo juvenil de alunas da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa e, assim,
coreografava e fazia remontagens para o meu grupo e para o Ballet Brasil da lha
do Bom Jesus da Ilha do Governador, RJ. Este grupo era chamado Ballet Wanda
Garcia com coreografias de Clássico, Neoclássico e Contemporâneo.Hoje somente faço bancas
avaliatórias em Festivais de Dança, Escolas e Academias de Dança e para
formação de grupos de Dança.
Por que começou a coreografar?
Só comecei a coreografar
conscientemente após fazer a Faculdade de Comunicação Social que tinha uma
cadeira de História das Artes. Todo o artista tem necessidade de criar e a
Coreografia nos dá esta oportunidade.
Já remontou balés?
Já, depois que parei de dançar.
Quais? Em que ano?
No dia 26 de janeiro de
1976 foi apresentado o ballet Les Sylphides que remontei em
Santos a convite de Ruth Lima, 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de
Janeiro com a escola oficial de lá.De 1978 a 1984 estive
lotada na Escola Estadual Maria Olenewa, nas gestões de Lydia Costallat, Tania
Granado e Maria Luisa Noronha.Em 21 de outubro de 1982 remontei 2
atos do ballet Coppelia para a academia Real Ballet em Juiz de Fora,
MG.Em 1983 remontei para
a Escola Estadual Maria Olenewa, Les Sylphides, Paquita
completos e o grand pas de deux Diana e Acteon e várias variações de repertório
para participações em Festivais.Em 10 de dezembro 1983
participei como remontadora da variação feminina do grand pas de deux de D.
Quixote na INTERARTES, em Araruama, RJ.Nos dias 23,24,25,26,30 e
31 de agosto e 1º e 2 de setembro de 1984 apresentação da remontagem do ballet Coppelia
para o grupo Clama e o Ballet Cláudia Araújo. No ano anterior remontei Les
Sylphides completo para esta mesma Cia.Em dezembro de 1984 remontei o
ballet A Morte do Cisne de Saint Saens para a Academia J. Cardoso Jr.Dia 5 de maio de 1990
apresentei algumas coreografias com alunas da Escola Estadual de Dança Maria
Olenewa no espetáculo em homenagem ao Grajaú Country Clube. Foram elas, as
variações de Coppélia e D. Quixote.De 1991 a 1996 tive um
grupo juvenil de alunas da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa chamado
Ballet Wanda Garcia fazendo remontagens de variações de repertório chegando a
montar Coppélia e Quebra Nozes completos para o meu grupo e para o Ballet
Brasil da Ilha do Bom Jesus da Ilha do Governador, RJ.
Por que começou a remontar?
Por que tinha experiência
de ter dançado alguns ballets e assistido outros quando vinham Companhias do
exterior.
Já realizou outras atividades no Theatro Municipal?
Sim, trabalhei no Almoxarifado em 1962.
Fora do Theatro Municipal foi na Escola de Danças como professora de 1978 até
me aposentar e no Departamento de Cultura como redatora em 1977
Nenhum comentário:
Postar um comentário