Wanda Garcia de Souza

Wanda Garcia de Souza



Nascimento 30.06.1936 – Rio de Janeiro, R. J.



Como e onde iniciou os estudos do balé?
Na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Nesta época o Rio de Janeiro era Distrito Federal. 

Com quem começou a estudar balé?
Com Yuco Lindeberg que faleceu no mesmo ano que entrei na Escola (1947 a 1953), então, Luiza Carbonnel continuou com a turma. Bailarina solista concursada do Theatro Municipal do R.J., admitida em 17 de março de 1953, como estagiária, formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do RJ e efetivada em 17 de março de 1958 com matrícula número 101255. Desde 1984 estou inativa.                                                                                                                                             

Diretora do grupo jovem ”Ballet Wanda Garcia” por 5 anosGraduada em Comunicação Social em 1977 pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá. Habilitada para Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.Menção Honrosa recebida da Câmara de Vereadores em 11 de junho de 2014 por ter me destacado na profissão de bailarina.Diretora do Sindicato dos Profissionais da Dança por 2 gestões, A primeira desde a criação sob a direção de Helba Nogueira e após a sua morte continuei na gestão de Lourdes Braga.Relações Públicas do Conselho Brasileiro da Dança na gestão de Mariza Estrela 

Quem foram seus mestres no Brasil?
Após 5 anos de estudos entrei para o Corpo de Baile do Theatro Municipal. Junto com o trabalho de estagiária de 1953 a 1958, fazia aulas com a professora Consuelo Rios na Academia da professora Tatiana Leskova que nesta época dirigia o Corpo de Baile. Depois fiz aulas de moderno com a professora Nina Verchinina que formou um grupo onde dancei como solista por 6 meses, viajando pelo Brasil, com licença não remunerada do Corpo de Baile. Enquanto trabalhava no Corpo de Baile fazia aulas com Eugenia Fedorova quase diariamente. 

E no exterior?
Nunca precisei ir para o exterior para fazer aulas pois, a Diretora Tatiana Leskova trazia os professores e coreógrafos do exterior. 

Ano que entrou para o Corpo de Baile? 
Em 17 de março de 1953 

Por que quis entrar para o Corpo de Baile?
Desde que vi o ballet “Jalouzzi” dançado pelos bailarinos do Theatro Municipal do R.J. Ezi Garro e Manuel Monteiro num Parque de Diversões, na Praça do Russel, no Catete, R.J. me encantei e nunca mais saí da ponta do sapato boneca que eu usava. 

Como era a rotina diária no Corpo de Baile?
Os trabalhos iniciavam as 9:30 com 1 hora e meia de aula, geralmente com Tatiana Leskova ou algum professor convidado. Emendávamos ensaios ou\e remontagens de ballets tradicionais até às 12 horas, mais ou menos. Parada para almoço (que trazíamos de casa) ou lanche e às 14 horas reiniciávamos os trabalhos até as 17:30h. Quando havia espetáculo os trabalhos iniciavam2 horas antes com pequeno aquecimento em aula, isso para dar tempo para o preparo de maquiagem e vestimenta dos bailarinos. Este procedimento acontecia durante as temporadas de Ballets Nacionais \, internacionais e Óperas Nacionais e Internacionais de quinta feira a domingo (às vezes com espetáculos às 10 horas da manhã ou às 17 h. repetindo às 21 h.). 

Horário de entrada e saída, aula, ensaio, em que local trabalhavam?
Entravamos uma hora antes para a aula e saíamos às 17:30 diariamente inclusive sábado. Na sala do Corpo de Baile no prédio do Theatro Municipal. Viajávamos muito pelo Brasil e pelo exterior (Argentina, Uruguai, etc.). 

Durante todo o tempo em que você participou ou participa do BTM que período você considera o melhor? E o pior? Por quê?
Todos os anos que trabalhei lá foram gloriosos!!!! Lamento, porém, no período da gestão do Geraldo Mateus Torloni, na direção do Theatro Municipal, para mim, foi o pior período pois 38 bailarinos (eu inclusive) foram colocados à disposição do Departamento de Cultura do Estado. Foi quando o Theatro Municipal que era autarquia passou para a Fundação dos Teatros do Rio de Janeiro E o período que posso destacar como melhor, foi o meu retorno a convite de Dalal Ashcar para interpretar a Ama de Julieta no ballet “Romeu e Julieta”. 

Pode contar curiosidades significativas da rotina diária de trabalho?
O que me lembro é que eu passava o período todo de 8 horas com sapato de ponta no pé e ao tirá-lo, tinha que separar cada artelho pois estavam grudados. No intervalo de 12h. às 14 h. eu ia para a TV –Tupi, na Urca, para ensaiar e apresentar, ao vivo, a novela da tarde daquela emissora de 1956 a 1959. Larguei a atuação na TV pois a diretora do Corpo de Baile, Tatiana Leskova, me fez optar ou pelo Ballet ou pela Tv, porque eu sempre chegava atrasada para o segundo período dos trabalhos. Lógico que optei pelo Ballet.  

Suas apresentações como bailarina:
Como eu dançava sempre como Corpo de Baile e como solista em todas as temporadas é difícil citar cada uma delas, mas a primeira apresentação no Theatro Municipal foi no ballet “Giselle”, ainda no conjunto, e a última foi em Quebra Nozes, como a vovó do prólogo e a Madame Bombom. 

Balés que dançou e data da apresentação.
Citarei apenas aqueles que tenho comprovação:Em 1953 – GISELE, remontagem de Tatiana Leskova – personagem: conjunto nos 2 atosDe 1954 a 1955 – GISELE, com as estrelas internacionais Margot Fonteyn e Michael Somes, Violeta Elvin e John Field (em 21 \5 \ 55), Alicia Markova e Oleg Briansky e o Corpo de Baile do Theatro Municipal e os coreógrafos e remontadores foram Tatiana Leskova e Nina Verchinina para os ballets de repertório GISELE e O LAGO DOS CISNES. Nesta época, passei a dançar amigas no primeiro ato e uma das 2 willys no segundo ato de Gisele; as noivas do primeiro ato e os pequenos cisnes do segundo ato de O Lago dos Cisnes. Além dos ballets FOYER DE LA DANSE, LES SYLFIDES, (Tatiana Leskova) MATIZES (17 \7), NARCISO (Nina Verchinina), GALOPE MODERNO (Denis Gray). Com esses ballets o Corpo de Baile excursionou para alguns Estados do Nordeste.Em 17 de outubro de 1956 –O LAGO DOS CISNES com as estrelas Ivette Chauviré e Milorad Miskovitch e o Corpo de Baile do Theatro Municipal e DANÇAS POLOVTSIANAS DO PRÍNCIPE IGOR, COPÉLIA, A MORTE DO CISNE, todos com remontagem de Tatiana Leskova. LA BOUTIQUE FANTASQUE de Leonide Massine que também remontou QUINTA SINFONIA, LE BEAU DANUBE, CAPRICHO ESPANHOL.Em 30 de outubro e 1º de novembro de 1959 – Estreia do LAGO DOS CISNES em 4 atos com remontagem de Eugenia Fedorova. Nesta altura, eu já com o título de solista conquistado através de concurso interno.Em 11 e 12 de junho de 1960 o Corpo de Baile do R.J. foi com a coreógrafa Eugenia Fedorova para o Paraná apresentando o 2º ato de LAGO DOS CISNES onde dancei os pequenos cisnes; GOPAK (conjunto), ENTRE DEUX RONDES (como a bailarina principal); as amigas de COPÉLIA E ÁGUAS PRIMEVERIS com o partner Armando Nesi.Em 5 de agosto de 1961 –Fui a personagem Midinette do Ballet BEAU DANUBE de Leonide Massine.  Em 10 e 13 de agosto de 1961 as 2 últimas récitas do LAGO DOS CISNES.Em 11 de outubro de 1964 - SCENAS DE BALLET, no Teatro da Paz em Belém do ParáEm 2 de abril de 1965 – SCENAS DE BALLET, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.Nos dias 2 e 9 de julho de 1965, o Corpo de Baile foi ao Estado do Pará com as estrelas internacionais Beatriz Consuelo (brasileira) e Claude Darnet e eu dancei SCENAS DE BALLE de David Dupré e 5ª SINFONIA de Leonide Massine, LES SYLPHIDES de Petipas e PRAIANA de Helba Nogueira.Em 25 e 28 de janeiro de 1966 – BODAS DE AURORA, com o Corpo de Baile do Theatro Municipal fazendo uma das princesas. SINFONIA AMAZONICA fazendo as personagens cunhatãs e águas, no Pará.Em 30 de outubro de 1966 – com coreografia de Marila Gremo os ballets CONCERTO e BATUQUE.  no Theatro Municipal.Em 21 de abril de 1967 – Em Brasília, pelo 7º aniversário da cidade dançando ÁGUAS PRIMAVERIS e BAYADERE.Em 23 de outubro de 1967 dancei O LAGO DOS CISNES e NOITE DE VALPURGIS de Eugênia Fedorova.Em 25 de novembro de 1967 -A ópera LA TRAVIATA dançada pelo Corpo de Baile do Theatro Municipal do RJ no Teatro Municipal João Caetano, em Niterói.Em 17 de outubro de 1968 – A ópera RIGOLETTO, NO Theatro Municipal do R.J.Em 1968, com a direção do Corpo de Baile do Theatro Municipal do R.J. entregue à Helba Nogueira, o nosso ballet nacional viajou para o nordeste.Em 20 de junho de 1970 no Theatro Municipal do R.J.com as estrelas internacionais Yvonne Meyer (brasileira) e Ivan Dragadze eu dancei LES SYLPHIDES de Fokine e remontagem de Jurek Shabelewski.Dia 30 de outubro de 1970 dancei AS CRIATURAS DE PROMETEU DE Dennis Grey.Em 22 de outubro de 1970 – DANÇAS POLOVTSIANAS DO PRÍNCIE IGOR, COM O Corpo de Baile sob a direção artística de Hector ZaraspeEm 19 de junho de 1971 – conjunto de LES SYLPHIDES, remontagem de Jurek   Shabelewski.Em 22 de abril de 1972 – DESCOBRIMENTO DO BRASIL, coreografia de Tatiana Leskova, no conjunto.Em 1973 – A ópera bailada LE COQ D’OR, com a personagem Amelfa, sob a direção coreográfica de Eugênia Fedorova. No ano anterior Tatiana havia montado esta obra e eu, Renato Magalhães e Alberto Ribeiro fizemos o trio de bobos da Côrte.Nos dias 5,6,7,8, 9 e 15 de setembro de 1974 – DESCOBRIMENTO DO BRASIL de Tatiana Leskova.De 9 de setembro a 4 de outubro de 1981 – ROMEU E JULIETA, com o Corpo de Baile do Theatro Municipal sob a direção de Dalal Achcar na Funarj com as estrelas internacionais Natalia Markova, Márcia Haydee, Fernando Bujonnes (falecido), Richard Cragun (falecido), Stephen Jefferies, Thomas Nicholson e Desmond Doyle (falecido) e as estrelas nacionais Ana Botafogo, Áurea Hammerli. Após esta temporada fui convidada para continuar me apresentando no Quebra Nozes com os personagens Vovó do Prólogo e a Madame Bombom.NOTA: DE 1978 A 1984, quando me aposentei, ESTIVE REQUISITADA PELA ESCOLA ESTADUAL DE DANÇAS MARIA OLENEWA, QUE NA ÉPOCA ERA DA INEARTE interrompendo somente para apresentação de Romeu e Julieta no Theatro Municipal do RJ. Na gestão de Tania Granado fui ensaiadora e coreógrafa desta Escola e fomos para Buenos Aires, Argentina e Trujillo, Peru concorrer em concursos internacionais conseguindo as primeiras colocações nesses países. 

Quem eram os bailarinos da sua época? Quem eram os solistas e os primeiros bailarinos?
Da turma que passou comigo no concurso para ingresso no Corpo de Baile era composto de Ruth Lima, Alice Colino, Renato Magalhães, Teresa D`Aquino, Magali Osório, Armando Nesi, Isa Amorim, e outros que não tive mais contato.  Até hoje eu tenho contato com bailarinos que foram colegas antes do meu ingresso e outros após, como:  Irene Orazem, Wilma Rocha Lima, Helga  Loreida , Ezi Garro,  Tais Bellini, Zeni  Lacerda, Oneide Ribas, Arlete Saraiva,  Alda Marques, Cecília Wainstok,  Eleonora Oliosi , Bete Oliosi , Geraldo Cavalcante(falecido), Joãozinho Trinta(falecido),Alberto Ribeiro (falecido),Eudes Cipriano, Lauro Silva (falecido), Raul Soares (falecido), Mercedes Batista (falecida), Marli Leal, Regina Ferraz, Márcia Haydée, Décio Otero, Helba Nogueira(falecida),Regina Ferraz, Marcia  Haydee , Rojan  Cavina, Helena Lobato, Heloisa Pantoja, Eliana  Caminada, Eric Valdo, Carlos Moraes (falecido), José Rezende(falecido), Marli Rio Doce(falecida), Yara Lindenau e outros. Quando eu entrei dançavam a Primeira Bailarina Assoluta  Bertha Rosanova  (falecida), e os primeiros bailarinos Maria Angélica (falecida), Beatriz Consuelo (falecida) e Tatiana Leskova, Tamara Cappeler ,Sandra Dicken,  Josemary Brantes ,Cristina Martinelli, Eleonora Oliosi ,Nora Esteves, Alice Colino ,Aldo Lotufo (falecido), David Dupré (falecido), Johnny Franklin(falecido) ,Artur Ferreira (falecido), assim como , os solistas Denis Grey (falecido),Edmundo Carijó (falecido) Antonio Barros(falecido),  Ezi Garro (falecida), Helga Loreida, Zeni Lacerda , Oneide Ribas, Arlete Saraiva. Mais tarde, chegaram à primeiras bailarinas a Ruth Lima, Alice Colino, Cecília Wainstok, Eleonora Oliosi, Nora Esteves e à solistas concursados, eu, Wanda Garcia, Armando Nesi (falecido) e Renato Magalhães (falecido) 

No período em que participou no Corpo de Baile, quem foram os Diretores do Corpo de Baile?
Tatiana Leskova, Helba Nogueira, Dalal Achcar   

Maitres de balé
Tatiana Leskova, Eric Valdo, Johnny Franklin (falecido), Consuelo Rios (falecida) Nina Verchinina (falecida) e Eugênia Fedorova (falecida) 

Pianistas
Maestro Geraldo Rocha Barbosa (falecido), Marli Rio Doce (falecida), Antonieta Monteiro 

Coreógrafos (nacionais e internacionais
Nacionais: Maryla Gremo (falecida), Denis Grey (falecido), Madeleine Rosay (falecida), Eugênia Fedorova (falecida), Dalal Achcar, Márcia Haydée. Johnny Franklin (falecido), David Dupré (falecido).Internacionais: Nina Verchinina (falecida), Leonide Massine (falecido), Harold Lander, Norman Tompson (falecido), Maria Olenewa (falecida), Margot Fontein (falecida), Tamara Toumanova (falecida) Alicia Markova, Ivete Chauviré, George Skibine, Istvan Rabowski, Nora Kovak, Serge Lifar, Nureyev  

Balés que foram montados, mesmo que não tenha dançado.
Como não possuo comprovação de todos os ballets que dancei deixo de citar algunsGisele – remontagem de Tatiana LeskovaMasquerade – de Tatiana LeskovaA Bela Adormecida- 1º se dançava As Bodas de Aurora e bem mais tarde foi montado integralmente por Tatiana LeskovaCoppelia – remontagem de Tatiana LeskovaO Lago dos Cisnes -1º se dançava somente o 2º ato com remontagem de Tatiana Leskova e em 1959 Eugênia Fedorova remontou esta obra em 4 atosScenes de Ballet de David Dupré.Tragédia Dançante de Dennis Grey.Constância de William Dollar.A Morte do Cisne – somente estrelas internacionais e 1ªs bailarinas executavam essa coreografia  La Bayadere – remontagem de Natália MakarovaD. Quixote-remontagem, de Dalal AchcarEsmeralda- remontagem de Dalal Achcar, somente o pas de deuxLes Sylphides- remontagem de Tatiana Leskova e Jurek ShabelevskiLa Sylphide – remontagem de Dalal AchcarRomeu e Julieta- Remontagem Márcia HaydéeQuebra nozes – remontagem Dalal AchcarLa Fille Mal Gardé remontagem Emílio MartinsLe Corsaire remontagem de Dalal AchcarA Fonte de Bakhchisaray- remontagem de Eugênia FedorovaLe Coq D´Or- remontagem de Tatiana Leskova e Eugênia FedorovaOs Patinadores= remontagem de Maria lenewaMansenilha – de Madeleine RosayGalope Moderno- de Denis GrayO Cisne de Tounella - de Denis GrayLe Sacre de Printemps- remontagem Serge LifarL´Aprés Midi D´Un Faune – remontagem de Serge LifarDaphinis et Chloé –remontagem Tatiana LeskovaPetrouchka –remontagem Serge LifarLe Spectre de la Rose –remontagem Serge LifarSheherazade –de Tatiana LeskovaPássaro de Fogo - George SkibineRaymonda´- Natália MakarovaPaquita  - Natália MakarovaCinderela- Norman TompsonSalomé- Nina VerchininaNarciso – Nina VerchininaMatizes – Nina VerchininaRapsódia in Blue – Nina VerchininaConcerto para Cordas- de Helba NogueiraBatuque – Tatiana LeskovaCapricho Espanhol- Leonide MassineLes Noces- Leonide Massi nePresságios- Leonide MassineFoyer de la Danse _ Tatiana LeskovaEntre Deux Rondes- Eugênia FedorovaO Espantalho de Tatiana LeskovaO Uirapuru – Vaclav Veltchek  

Leciona ou lecionou balé?
Sim, hoje somente dou um Curso de Reciclagem para bailarinos e professores. 

Quando e onde?
Na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e em academias do Rio de Janeiro em outros Estados do Brasil e até em Salta, na Argentina. 

Porque começou a lesionar?
Em 1976, quando fui para a Secretaria de Cultura do RJ como redatora, e numa das reuniões com os diretores das Escolas a Diretora Lydia Costallat me convidou para lecionar na Escola do INEARTE (hoje, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa). 

Já coreografou?
Sim, pois de 1990 a 1994 tive um grupo ”Ballet Wanda Garcia” e nas escolas de dança que eu lecionava eu fazia as coreografias e as remontagens para o espetáculo do final de ano.

Que balés, quando e onde ocorreu?
Em 17 de dezembro de 1960, coreografei a minha 1ª coreografia que foi apresentada no auditório do Colégio Sacre Couer de Marie, onde dei aulas por indicação de Maria Luisa Noronha (atual diretora de Escola Estadual de Dança Maria Olenewa). Foi com a música de Valsa das Flores do Ballet Quebra Nozes, no final do ano letivo.Em dezembro de 1978, estando lotada como professora na Escola de Danças do INEARTE, hoje Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, fiz a coreografia da Valsa de Esquina de Francisco Mignone.Em 1981 fui requisitada pelo Theatro Municipal para participar do Ballet Romeu e Julieta como a Ama de Julieta e em 1982 continuei no Corpo de Baile para participar do Quebra Nozes como a Vovó e como Madame Bombom. Por isso não coreografei.Em 10 de dezembro 1983 coreografei um pas de deux neoclássico Apenas um Coração Solitário com música de Tchaikovski apresentado na INTERARTES, em Araruama, RJ.Em 9 de junho de 1984, coreografei um pas de deux com música da ópera Sansão e Dalila de Camille Saint Saens no I Festival de Dança Clássica comemorativo da Semana de Portugal e repeti o ballet neoclássico Apenas um Coração Solitário de Tchaiskovski.Nos dias 17,18,19 e 20 de dezembro de 1985, no ballet Ana-Maria Olive em Icaraí, Niterói eu coreografei A Grande Valsa com música de Strauss.Em 1986 apliquei uma semana de um curso sobre o método de Vaganova no Studio Corpo Livre, em Juiz de Fora, MG. Nos dias 21,22 e 23 de agosto de 1986 dei cursos intensivos de ballet clássico e de baby-class e participei do espetáculo Sinfonia Amazônica do Professor José Rezende, no Teatro Amazonas, em Manaus, Amazonas.Em 1987 foi lançado o meu livro didático Técnica de Ballet na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.Nos dias 21,22 E 23 de agosto de 1987 voltamos à Manaus para repetir o espetáculo no Teatro CECOMTZ.Nos dias 15,16,17 de dezembro de 1987, no Teatro Abel, em Icaraí, Niterói, apresentei o ballet Tema Antigo pela academia Ballet Ana Maria Olive e Amaro Fabiano.Nos dias 28 e 29 de novembro de 1987 no Teatro Abel apresentei o ballet contemporâneo. Reticencias...no espetáculo Mundo de Walt Disney da Academia de Ballet Rose Mansur.Do dia 27 de junho ao dia 8 de julho de 1988 dei um curso sobre o método de Vaganova e no encerramento deste curso o meu livro Técnica de Ballet foi relançado. Este evento foi realizado no Ballet Rosana Abubakir , Salvador, BA.Em dezembro de 1988, no Teatro Abel, Niterói, fiz a coreografia dos Velhos Carnavais para o Studio Márcia Couto no 4º Festival de Dança.Em 13 de agosto de1989 fui maitre de ballet do grupo Atores Bailarinos, no espetáculo Perigo de Vida sob a direção geral de Regina Miranda, no Teatro Villa Lobos, RJ e no ano seguinte no espetáculo A Divina Comédia no espaço do Museu de Arte Moderna, RJ.De 12 a 16 de março de 1990 dei o meu Curso de Reciclagem para bailarinos e professores e, no final do curso, foi relançado o meu livro Técnica de Ballet em Fortaleza, Ceará, na Academia de Ballet Goretti Quintela.Dia 5 de maio de 1990 apresentei um solo “Brasil”, de Cazuza com a aluna Cláudia Mota, hoje 1ª bailarina do Theatro Municipal do RJ.Em outubro de 1990 participei com as alunas da Escola de Danças do Teatro Municipal apresentando o ballet Tema Antigo, de Strauss, no espetáculo Clássicos do Brasil. No ano seguinte este ballet ganhou o 1º lugar no Festival de Joinville, pela Escola de Danças, sob a direção de Tania Granado.De 15 a 17 de outubro de 1990 dei um curso intensivo no 6º Encontro Nacional Pequenos e Grandes Artistas promovido pelo Mvsika – Centro de Estudos e pela Sociedade Pró-Mvsika e Dança em Goiânia, Goiás.Em 15 de junho de 1991 dei um curso intensivo na Academia Dóris Cunha em Campos dos Goitacases, RJ.Em 18 de julho de 1991 participei do IX Festival de Dança de Joinville e fui homenageada como professora recebendo o troféu Bailarina Flor.Em dia 14 de setembro de 1991 dei um curso intensivo na Escola de Dança Madeleine Rosay, em Campos dos Goicatases, a convite de sua diretora Clélia Serrano e voltei para aplicar um curso de 10 aulas de Reciclagem para bailarinos e professores almejando o registro profissional para maitre de ballet oferecido pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ.Em 8 de janeiro de 1992 dei um curso intensivo de férias na Academia Magart´s Studio com a duração de 5 semanasNos dias 5 e 13 de dezembro de 1992, no Teatro João Caetano, RJ coreografei junto com Armando Nesi o espetáculo de final de ano do Clube do Movimento o ballet clássico do Aniversário da PrincesaEm janeiro de 1994 ministrou cursos intensivos no grupo Thalhe do professor Jorge Texeira e no Studio Carlota Vieira Souto.Em fevereiro de 1994 ministrei um curso de férias no Studio 88 do Emílio MartinsEm 9 de dezembro de 1995 participei do I Prêmio da Escola de Dança moderna do RJ conquistando o titulo de MELHOR TRABALHO COREOGRÁFICO com a coreografia Clair de Lune com música de Deboussy.De 1991 a 1996 tive um grupo juvenil de alunas da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa e, assim, coreografava e fazia remontagens para o meu grupo e para o Ballet Brasil da lha do Bom Jesus da Ilha do Governador, RJ. Este grupo era chamado Ballet Wanda Garcia com coreografias de Clássico, Neoclássico e Contemporâneo.Hoje somente faço bancas avaliatórias em Festivais de Dança, Escolas e Academias de Dança e para formação de grupos de Dança. 

Por que começou a coreografar?
Só comecei a coreografar conscientemente após fazer a Faculdade de Comunicação Social que tinha uma cadeira de História das Artes. Todo o artista tem necessidade de criar e a Coreografia nos dá esta oportunidade. 

Já remontou balés?
Já, depois que parei de dançar. 

Quais? Em que ano?
No dia 26 de janeiro de 1976 foi apresentado o ballet   Les Sylphides que remontei em Santos a convite de Ruth Lima, 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a escola oficial de lá.De 1978 a 1984 estive lotada na Escola Estadual Maria Olenewa, nas gestões de Lydia Costallat, Tania Granado e Maria Luisa Noronha.Em 21 de outubro de 1982 remontei 2 atos do ballet Coppelia para a academia Real Ballet em Juiz de Fora, MG.Em 1983 remontei para a Escola Estadual Maria Olenewa, Les Sylphides, Paquita completos e o grand pas de deux Diana e Acteon e várias variações de repertório para participações em Festivais.Em 10 de dezembro 1983 participei como remontadora da variação feminina do grand pas de deux de D. Quixote na INTERARTES, em Araruama, RJ.Nos dias 23,24,25,26,30 e 31 de agosto e 1º e 2 de setembro de 1984 apresentação da remontagem do ballet Coppelia para o grupo Clama e o Ballet Cláudia Araújo. No ano anterior remontei Les Sylphides completo para esta mesma Cia.Em dezembro de 1984 remontei o ballet A Morte do Cisne de Saint Saens para a Academia J. Cardoso Jr.Dia 5 de maio de 1990 apresentei algumas coreografias com alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa no espetáculo em homenagem ao Grajaú Country Clube. Foram elas, as variações de Coppélia e D. Quixote.De 1991 a 1996 tive um grupo juvenil de alunas da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa chamado Ballet Wanda Garcia fazendo remontagens de variações de repertório chegando a montar Coppélia e Quebra Nozes completos para o meu grupo e para o Ballet Brasil da Ilha do Bom Jesus da Ilha do Governador, RJ. 

Por que começou a remontar?
Por que tinha experiência de ter dançado alguns ballets e assistido outros quando vinham Companhias do exterior. 

Já realizou outras atividades no Theatro Municipal?
Sim, trabalhei no Almoxarifado em 1962. Fora do Theatro Municipal foi na Escola de Danças como professora de 1978 até me aposentar e no Departamento de Cultura como redatora em 1977

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário