Jania Batista
Jania Maria Batista Entrevista feita em Laussane, Suíça
Iniciou seu estudo
de ballet com sua mãe Helfany Peçanha, inicialmente em casa, desde os 4
anos. Mais tarde, aos 13 anos foi para a
Escola da Danças do Theatro Municipal do RJ (atual Escola de Danças Maria
Olenewa). Continuou sempre fazendo aulas com sua mãe até como primeira
bailarina do referido Theatro. Além dos professores da Escola de dança e sua mãe
fez aulas com Tatiana Leskova, Aldo Lotufo e Eugenia Feodorova. Entrou para o
Corpo de Baile em 1978. Entrar para o Corpo de baile era a meta de todos nós,
jovens bailarinos. Sempre ficava até tarde, após o termino da Escola de Dança,
assistindo os ensaios do corpo de baile.
FORMAÇAO ARTISTICA
Além de sua mãe e
dos professores da Escola de danças teve os professores da Associação de Ballet
do Rio de Janeiro de Dalal Achcar – Desmond Doyle, Miriam Guimarães, Alan Leroy
Aponta Maribel
Portinari como uma pessoa importante na carreira dela. Foi uma admiradora e
jornalista “seguidora” de todas as suas apresentações no mundo inteiro tanto no
TMRJ como no Bejart
ROTINA DA CIA
Aula as 10h,
rapazes e moças separados. Gostava muito da aula dos rapazes. Era muito alta,
mas, além disso, também gostava mais da dinâmica da aula dos rapazes. Inicialmente trabalhamos, por motivo de obras
no TM, no Copaleme, depois no Teatro Villa-Lobos e finalmente voltamos ao
Theatro Municipal. Na época do Copaleme havia um horário para almoço, que era
geralmente num restaurante em frente a praia. Depois no Villa-Lobos e no
Theatro comíamos na v=cantina do próprio teatro.
PERIODO MELHOR
Período melhor no
Theatro foi quando tive Antônio Negreiros como partner. Éramos o “casal
gigante” segundo Suzana Braga. Quando ele deixou a Cia. resolvi tomar a decisão
de partir para o estrangeiro onde estou até hoje.
Entre as coisas
significativas Jania coloca Dennis Gray, maravilhoso, inesquecível e Oscar
Araiz, que a elevou a categoria de primeira solista dançando Cantabile com Antônio
Negreiros. Eles eram o 5º cast mas ensaiavam sempre. A Nora se machuca e não
faz a estreia. Telefonam para o Araiz e ele do hotel decide que seria o “ casal
gigante” que ia estrear. Iniciou o ballet e a cortina abriu só de um lado.
Tiveram de parar e recomeçar. Grande sucesso de público e de crítica da Suzana
Braga com foto gigante. Depois disso foi elevada a primeira solista.
BAILARINOS DA ÉPOCA
Nora Esteves,
Cristina Martinelli, Alice Colino, Eliana Pantoja, Lourdja Mesquita, Sylvia
Barroso, Ana Botafogo, Cecilia Kerche, Aurea Hammerli, Vera Aragão, Irene
Orazen, Sandra Queiroz, Shirley Pereira, Elisa Baeta, Helena Lobato, Nina
Farah, Rosinha Pulitini, Ana Elisa Ferraiolo, Celeste Lima, Margarida Matweus,
Miriam Santos, Francina Borges, Zeny Saramago, Ana Lucia Quevedo, Simone Ferro,
Ines Pedrosa, Marcia Faggioni, Carla Silva, Rosane Soneguetti
Paulo Arguelles,
Francisco Timbó, José Moura, Graham Barth, Jean-Yves Lormeau, Jadir Picanço,
Carlos Meziat, Tony Vasconcelos, Heloi Bejani, Ricardo Fernando, Tindaro
Silvano.
DIRETORES DO CORPO DE BAILE
George Garcia,
Dalal Achcar
MAÎTRES DE BALLET
Dennis Gray, Jorge
Siqueira, Yvone Meyer, Hilary Cartrigth, Eugenia Feodorova, Desmond Doyle,
Emilio Martins
COREOGRAFOS – NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Enrique Martines,
Dalal Achcar, Oscar Araiz, Gilberto Motta, Jean Paul Comelin, Norbert Vezak,
Marcia Haydée, Renato Magalhaes
BALLETS DANÇADOS
Quebra-Nozes,
Coppelia, Giselle, Sagração da Primavera, Diversions, Paquita
BALLETS REMONTADOS
Giselle, Lago dos
Cisnes, Quebra-Nozes, Laquita,Extraits Bela
Adormecida, Sylphides,
La Rose (solo),
Isis (solo), Faunne Duo
(extrait) de Bejart
Nenhum comentário:
Postar um comentário