Jania Batista

Jania Batista


Jania Maria Batista Entrevista feita em Laussane, Suíça
Iniciou seu estudo de ballet com sua mãe Helfany Peçanha, inicialmente em casa, desde os 4 anos.  Mais tarde, aos 13 anos foi para a Escola da Danças do Theatro Municipal do RJ (atual Escola de Danças Maria Olenewa). Continuou sempre fazendo aulas com sua mãe até como primeira bailarina do referido Theatro. Além dos professores da Escola de dança e sua mãe fez aulas com Tatiana Leskova, Aldo Lotufo e Eugenia Feodorova. Entrou para o Corpo de Baile em 1978. Entrar para o Corpo de baile era a meta de todos nós, jovens bailarinos. Sempre ficava até tarde, após o termino da Escola de Dança, assistindo os ensaios do corpo de baile.

FORMAÇAO ARTISTICA
Além de sua mãe e dos professores da Escola de danças teve os professores da Associação de Ballet do Rio de Janeiro de Dalal Achcar – Desmond Doyle, Miriam Guimarães, Alan Leroy
Aponta Maribel Portinari como uma pessoa importante na carreira dela. Foi uma admiradora e jornalista “seguidora” de todas as suas apresentações no mundo inteiro tanto no TMRJ como no Bejart

ROTINA DA CIA
Aula as 10h, rapazes e moças separados. Gostava muito da aula dos rapazes. Era muito alta, mas, além disso, também gostava mais da dinâmica da aula dos rapazes.  Inicialmente trabalhamos, por motivo de obras no TM, no Copaleme, depois no Teatro Villa-Lobos e finalmente voltamos ao Theatro Municipal. Na época do Copaleme havia um horário para almoço, que era geralmente num restaurante em frente a praia. Depois no Villa-Lobos e no Theatro comíamos na v=cantina do próprio teatro.
PERIODO MELHOR
Período melhor no Theatro foi quando tive Antônio Negreiros como partner. Éramos o “casal gigante” segundo Suzana Braga. Quando ele deixou a Cia. resolvi tomar a decisão de partir para o estrangeiro onde estou até hoje.
Entre as coisas significativas Jania coloca Dennis Gray, maravilhoso, inesquecível e Oscar Araiz, que a elevou a categoria de primeira solista dançando Cantabile com Antônio Negreiros. Eles eram o 5º cast mas ensaiavam sempre. A Nora se machuca e não faz a estreia. Telefonam para o Araiz e ele do hotel decide que seria o “ casal gigante” que ia estrear. Iniciou o ballet e a cortina abriu só de um lado. Tiveram de parar e recomeçar. Grande sucesso de público e de crítica da Suzana Braga com foto gigante. Depois disso foi elevada a primeira solista.

BAILARINOS DA ÉPOCA
Nora Esteves, Cristina Martinelli, Alice Colino, Eliana Pantoja, Lourdja Mesquita, Sylvia Barroso, Ana Botafogo, Cecilia Kerche, Aurea Hammerli, Vera Aragão, Irene Orazen, Sandra Queiroz, Shirley Pereira, Elisa Baeta, Helena Lobato, Nina Farah, Rosinha Pulitini, Ana Elisa Ferraiolo, Celeste Lima, Margarida Matweus, Miriam Santos, Francina Borges, Zeny Saramago, Ana Lucia Quevedo, Simone Ferro, Ines Pedrosa, Marcia Faggioni, Carla Silva, Rosane Soneguetti
Paulo Arguelles, Francisco Timbó, José Moura, Graham Barth, Jean-Yves Lormeau, Jadir Picanço, Carlos Meziat, Tony Vasconcelos, Heloi Bejani, Ricardo Fernando, Tindaro Silvano.

DIRETORES DO CORPO DE BAILE
George Garcia, Dalal Achcar
MAÎTRES DE BALLET
Dennis Gray, Jorge Siqueira, Yvone Meyer, Hilary Cartrigth, Eugenia Feodorova, Desmond Doyle, Emilio Martins

COREOGRAFOS – NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Enrique Martines, Dalal Achcar, Oscar Araiz, Gilberto Motta, Jean Paul Comelin, Norbert Vezak, Marcia Haydée, Renato Magalhaes

BALLETS DANÇADOS
Quebra-Nozes, Coppelia, Giselle, Sagração da Primavera, Diversions, Paquita

BALLETS REMONTADOS
Giselle, Lago dos Cisnes, Quebra-Nozes, Laquita,Extraits Bela Adormecida, Sylphides,
La Rose (solo), Isis (solo), Faunne Duo (extrait) de Bejart

Nenhum comentário:

Postar um comentário