Ana Elisa Ferraiolo

Ana Elisa Ferraiolo


NASCIDA EM 10/10/1954 na cidade do Rio de Janeiro

Iniciou os estudos na Academia de Ballet Leda Yuqui por influência de amigas aos 10 anos. Nessa brincadeira, me apaixonei pela dança e então jamais me vi com outra profissão que não a de bailarina clássica. Foi amor à primeira posição literalmente!!!!!
Na mesma Academia, minha primeira professora foi Lia Eichin e outras que cito abaixo.
Nesta Academia, havia um Corpo de Baile Infantil e outro adulto.
Para ingressar no adulto tínhamos que alcançar 1,50 m de altura. Claro que eu e  Ana Botafogo custamos a entrar pois éramos pequenas.
Ainda lá, desde pequenas nos familiarizamos com o palco do TM. Fazíamos espetáculo e isto foi muito bom como experiência pois quando lá ingressei, o palco daquele teatro já não me era estranho e sim, um velho conhecido.
Dona Leda montou, A BELA ADORMECIDA, SILFIDES, O LAGO DOS CISNES E muitos outros de coregrafia própria. O interessante era que tínhamos aulas de ritmoplastia, história da dança etc... A idéia dela, era formar bons profissionais.
Eu, Ana Botafogo, Luiza ( hoje Legey), Ines Schollobach, Marida Azevedo passamos por Leda Iuqui.
Ainda lá, dançamos coreografia de Dalal Achar, Armando Nesi, Ceme Jambay.
Esta base foi importantíssima em nossas vidas pois era uma escola muito séria e exigente. Tínhamos testes mensais de prática e teórico e ao final do ano, um exame final para a passagem de grau.


Mestres no Brasil e no exterior
- Julia de Queiros ( que foi minha grande incentivadora e mestra ) 
- leda Yuqui
- Armando Nesi
- Emilio Martins
- Tatiana Leskova
- Eugenia Feodorova
- Desmond Doyle
- Mireille Briane
- Oleg Briansky
- Alphonse Poulin
- Ceme Jambay
- Edmundo Carijó
- Alexandra Danilova SAB
- Stanley Williams SAB
- Hélène Dudin SAB
- Suki Schorer SAB
- Terry Westmoreland ROYAL BALLET DE LONDRE
- Andrei Kramarevsky SAB
- Madame Maria Makarova
- Jorge Garcia BALLET GULBENKIAN
-  Milko Sparemblek BALLET GULBENKIAN
- Felia Doubrovska 
- Peter Martins SAB
- Ruben Echeverría 
- Maria Luiza Noronha
_ Miriam Guimarães
- Monica Mason
- Mme Darvash
- Luis Arrieta
- Yvonne Meyer
- Alexander Bennet
- Hector Zaraspe
- Isabel Santa Rosa
- Alphonse Poulin 

Entrou para o CBTM 1978 como estagiária e em um ano passou a ser contratada.
Eu quis entrar para o Theatro Municipal logo após ter voltado de uma Bolsa de estudos na School of American Ballet (Escola de Balanchine, sonho antigo que realizei), que me foi oferecida por Oleg Briansky após me ter visto dançar na última fila do Corpo de Baile do Ballet GRAND FINALE de Dalal Achar.
Quando lá, tive a felicidade de ficar entre as 3 escolhidas.  Ser selecionada entre 300 e tantos concorrentes para o Elliot Feld Ballet Company foi uma vitória para mim. A Cia necessitava apenas de 5 rapazes e 3 moças. Como bolsista não podia faltar e nem participar de tais audições mas participei desta e também de outras como para o Ballet de Israel. 
Jamais consegui ficar muito tempo longe da minha família e de minha terra e assim, achei que teria a chance de fazer parte do CBTM. Após deixar Nova Iorque, Desmond Doyle conseguiu que eu fizesse aulas No Royal Ballet com os etoiles. Isto para mim foi uma experiência única. Dividia aulas com Nureyev, Wayne Sleep, Wayne Eagling, Georgina Parkinson, Natalia Makarova e outras grandes estrelas da dança mundial para mim era um grande aprendizado. 
Estava em mim dançar, a vida sem o ballet seria muito ruim para mim.
Rotina
Aula pela manha e em seguida ensaios. Nesta época não tinhamos carga horária. Trabalhvamos sem parar. Se não me engano o sindicato não havia estabelecido carga horária para bailarinos e outras coisas que hoje são leis.
Por tempos trabalhamos no Teatro Princesa Isabel por motivo de obras no TM, também trabalhei no clube Copaleme e somente mais tarde fomos para o Theatro já restaurado e reformado. 

Períodos melhores e piores
Não sei dizer o pior, passamos por inúmeras gestões e as coisas sempre ferviam por lá. Adolfo Bloch, Geraldo Mateus , José Moura, Tatiana Leskova, Jorge Garcia, Dalal Achar....um "troca troca" à medida que o governo trocava. Uma pena esta ligação política/ arte pois ninguém consegue realizar coisa alguma em 4 anos!!!
O que posso dizer e que quando Dalal foi diretora nós sempre tínhamos temporadas, bons professores, excelentes coreógrafos. Ela trouxe ao BTM o que o bailarino gosta: Espetáculos. Enfim nós dançávamos muito e com lindas produções.
Com outras direções também dançávamos mas, em menor quantidade mas nem sempre com boas montagens. O que aconteceu, é que a Dalal trouxe uma nova dinâmica ao TM em todos os sentidos então, posso dizer que esta foi para mim a melhor época apesar de alguns dizerem o contrário. Nesta época, tínhamos um maitre maravilhoso que era Desmond Doyle. O CBTM era muito bem ensaiado por ele que sem a menor dúvida para mim, foi meu grande incentivador e mestre! Quando fui para NY ele me falou: aprenda o que tem de melhor na escola de Balanchine mas não se esqueça da base que você tem. Faça aulas com Stanley Williams (ex bailarino do Royal Danish Ballet), que foi com quem tudo aprendi! E assim aconteceu pois Stanley estava no quadro dos meus professores na Professional D class (a turma mais avançada desta renomada escola) .

 Balés que participou
1978 - O Lago dos Cisnes Tchaikovsky / Jorge Garcia d'apres Petipas / Ivanov, cisne, czarda 
Ainda como estagiária.  
1979 - Giselle com coreografia de Jorge Garcia willis/ camponesa - estréia como profissional
1979 - Petrouchka, remontagem de T. Leskova, cigana 
1979 - Triunfo de Afrodite de Carl Orff/ Milko Sparemblek,  casais da família
1979 - Les Sylphides M. Fokine /remont T. leskova 
1979 - Rythmetrom  coreografia de Mitchel, 1 movimento Jadyr Picanço
1979 - Sargento de Milícias
            Sarau de Sinhá Denis Gray
1979 - La Traviata Verdi/ Zeffirelli , solo zingarella com Fernando Mendes
1980 - La Traviata Verdi/ Franco Zeffirelli, solo zingarella com Fernando      
            Mendes
           Coppelia, amiga de Swanilda
1980 - Os Olhos de Degas bailarinas azuis Jean Marie Dubrull
1980 - Sarau de Sinha jovem
            Amostragem Coreografia Ceme Jambay, 1, 4 e 7 movimento
            Quincas Berro D'Agua G. Motta, Margarida 
1980 - Le Boeuf Sur Le Toit / Darius Milhaud 
1981- Romeu e Julieta, Rosalina noiva de Romeu/ Richard Cragun/ Fernando Bujones/      
           Desmond Doyle/ Mark Silver
1981- Diversions de Benjamin Britten/Jean Paul Comelin, Pas de Trois
1981- Carmen de Bizet
1981 - O Quebra nozes Tchaikovsky / Dalal Achar , flocos de neve, valsa das flores, boneca   mecanica, A favorita da Dança Árabe com Desmond Doyle
1981 - Coppelia amiga de Swanilda com Fernando Mendes 
1982 - Giselle A. Adam / Peter Wright , Pas de Deux Campones com Hugo Bregmann/       Robson Dayrell/ Sagração da Primavera I. stravinsky ( Norbert Vesak , moças ),  Gabriela de Gilberto Motta
Durante minha permanência no BTM participei de todas as óperas onde os bailarinos eram requisitados.

Bailarinos da época
Cristina Martinelli, Alice Colino, Nora Esteves ( primeiras bailarinas )
 mais tarde Ana Botafogo, Aurea Hammerli, Cecília Kerche, Marcia Faggioni, Shirley Pereira, eu, Rosangela Calheiros, Rosane Sonegheti e tantos outros.

 Diretores 
    - Dalal Achar, Tatiana Leskova, José Moura, Jorge Garcia, 
    - Jorge Siqueira, Desmond Doyle, 
    - Ilka Jardim, pianista
    - Prof Celio pianista

    - Waldemar pianista


Nenhum comentário:

Postar um comentário